
Língua
Papila Filiforme

Zona de Transição Lábio e Pele
Na imagem é possível visualizar a zona de transição entre o lábio e a pele. O lábio é caracterizado pelo epitélio pavimentoso não queratinizado, enquanto a pele pelo epilétio pavimentoso queratinizado, além da presença de estruturas anexas da pele.
A língua possui na sua região dorsal diversas elevações do epitélio oral, papilas, que a tornam irregular. As papilas filiformes caracterizam-se pelo formato cônico, epitélio queratinizado e não apresentam botões gustativos.
O esôfago é um tubo muscular, histologicamente composto por mucosa, submucosa, muscular e adventícia. Na camada submucosa estão presentes glândulas esofágicas.
As papilas fungiformes possuem a porção superficial mais dilatada e com poucos botões gustativos e a base estreita, formato semelhante à cogumelos.

Esôfago

Língua
Papila Fungiforme
Trato Digestivo
As regiões corpo e fundo, não possuem diferenças microscópicas, sendo diferenciadas das outras regiões pela presença de células parietais e principais.
Na imagem é possível visualizar o epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado, que representa o esôfago, em continuidade com o epitélio cilíndrico simples mucossecretor do estômago que possui invaginações, fossetas gástricas.
O esôfago é um tubo muscular, histologicamente composto por mucosa, submucosa, muscular e adventícia. Na camada submucosa estão presentes glândulas esofágicas.

Estômago
Corpo e Fundo

Zona de Transição
Esôfago e Estômago

Estômago

Esôfago
O intestino delgado é caracterizado pela mucosa que apresenta vilosidades, as quais são formadas por epitélio cilíndrico simples, células caliciformes e lâmina própria. Histologicamente é dividido em duodeno e jejuno-íleo.
O intestino grosso apresenta na superfície muscosa reta, sem vilosidades, que apresenta invaginações. As células caliciformes aparecem em maior quantidade. Na imagem podem ser visualizadas as glândulas de Lieberkühn (círculo).
Na imagem é possível visualizar um vilo do intestino delgado, no qual encontram-se diversas células caliciformes.
Na imagem é possível a visualização das células principais, caracterizadas pelo núcleo na região periférica, e das células parietais, cujo núcleo está na região central.

Intestino Grosso

Intestino Delgado

Intestino Delgado

Estômago
Corpo e Fundo
O apêndice, localizado no intestino grosso, possui a mucosa caracterizada pela presença de um infiltrado inflamatório e de nódulos linfóides empurrando a mucosa.
O plexo mioentérico (plexo de Auerbach) compõe a inervação intrínseca dos intestinos. Pode ser encontrado entre as duas subcamadas, circular interna e longitudinal externa, da camada muscular.
Na imagem é possível visualizar um nódulo linfóide presente no apêndice .
O intestino grosso apresenta na superfície mucosa reta, sem vilosidades, que apresenta invaginações. As células caliciformes aparecem em maior quantidade. Na imagem podem ser visualizadas as glândulas de Lieberkühn (círculo).

Plexo Mioentérico

Apêndice

Apêndice

Intestino Grosso
O estômago é subdivido em quatro regiões: cárdia, corpo, fundo e piloro. Histologicamente é formado por mucosa, submucosa, muscular e adventícia.