top of page
Traqueia
Epitélio Respiratório
Traqueia

A traqueia é um tubo oco revestido pelo epitélio respiratório, lâmina própria de tecido conjuntivo frouxo, abaixo do epitélio, e placa contínua de cartilagem hialina, em forma de "C" na adventícia.

O epitélio respiratório, o qual reveste a porção condutora do sistema respiratório, é classificado como epitélio pseudo-estratificado colunar ciliado com células caliciformes  .

O bronquíolo terminal é pela parede formada por epitélio cilíndrico cúbico e com apresentação mais delgada, presença de células clara e ausência de cartilagem.

O brônquio intrapulmonar possui a mucosa, que é seguida por camada muscular lisa e peças cartilaginosas, placas descontínuas de cartilagem hialina.

Bronquíolo terminal
Brônquio intrapulmonar

Sistema Respiratório

Os alvéolos compõem o final da árvore brônquica, podendo aparecer sozinhos ou como sacos alveolares.  A parede comum à dois alvéolos é chamada de septo interalveolar. Na parede dos alvéolos estão presentes dois tipos celulares: penumócitos do tipo I (seta amarela) e pneumócitos do tipo II (seta vermelha), os quais são caracterizados respectivamente pelo núcleo achatado e esférico. O pneumócito do tipo II é responsável pela produção de surfactante pulmonar.

 

O bronquíolo terminal (asteristico amarelo) se subdivide em bronquíolos respiratórios (asteristico vermelho) os quais marcam a transição da porção condutora para a respiratória do sistema respiratório. Histologicamente, o bronquíolo respiratório é caracterizado por ser um tubo curto caracterizado pela presença de expansões saculiformes compostas por alvéolos.

Os ductos alveolares (asteristicos vermelhos) são tubos que estão em continuidade com os bronquíolos respiratórios, sendo a transição marcada pela presença de numerosos alvéolos que se abrem formando a parede dos ductos.

Alvéolos
Ductos alveolares
Bronquíolo respiratório

© 2014 por Equipe do site Morfologia Souza Marques. 

Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page