top of page
Pele Espessa
Pele delgada

Encontrada na maior parte do corpo, a pele delgada é composta por epiderme, derme e hipoderme. A epiderme é a região epitelial da pele, permitindo a sua diferenciação da pele espessa, por ser composta,  frequentemente, apenas por três camadas: córnea, espinhosa e basal.

A pele espessa é encontrada em regiões específicas do corpo, como a palma das mãos e a sola dos pés. A sua composição é semelhante à pele fina, sendo a epiderme a região distinta entre ambas. No caso da pele espessa, a epiderme é composta por cinco camadas: córnea, lúcida, granulosa, espinhosa e basal.

Células (seta amarela) presentes na pele, responsável pela produção de melanina, pigmento, que associado à outros fatores, é responsável pela coloração da pele.

O folículo piloso é uma invaginação da epiderme, a qual origina os pêlos.

Melanócitos
Folículo Piloso

Pele e Anexos

 

As glândulas sebáceas, presentes na derme, são formadas por ácinos. São caracterizadas, normalmente, por desembocarem nos folículos pilosos, liberando uma secreção rica em lipídios.

Glândula Sebácea

Glândulas tubulosas simples enoveladas, compostas por células secretórias de dois tipos: claras e escuras. Os ductos das glândulas sudoríparas se abrem na superfície da pele.

Glândula Sudorípara

© 2014 por Equipe do site Morfologia Souza Marques. 

Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page