
Rim
Corpúsculo Renal

Rim
Zona Cortical
A zoca cortical renal é caracterizada pela presença de corpúsculos renais e túbulos contorcidos proximal e distal.
Na imagem é possível visualizar um corpúsculo renal, o qual é caracterizado pelo glomérulo, tufo de capilares, envolto numa cápsula de tecido epitelial pavimentoso simples, a cápsula de Bowman.
O túbulo contorcido proximal é caracterizado pelo epitélio cúbico, orla em escova e lúmens amplos. O túbulo controcido distal também é formado por epitélio cúbico, porém não possui orla em escova, suas células são menores, sendo visulizado maior número de núcleos e são menos acidófilos.
A mácula densa pode ser visualizada em cortes, nos quais aparecem o túbulo contorcido distal encostando no corpúsculo renal. Quando esse encontro ocorre, a parede do túbulo modifica-se e células colunares são visualizadas, caracterizando a mácula densa responsável pela produção de renina.

Rim
Túbulos Contorcidos
Proximal e Distal

Rim
Mácula Densa
Sistema Urinário
A bexiga possui como característica histologica marcante o epitélio de transição que compõe a região mais externa da mucosa e que repousa sobre uma lãmina própria de tecido conjuntivo. Na sequência há uma túnica muscular, composta por camada longitudinal interna, camada circular e camada longitudinal externa.
Na zona medular, podem ser visualizadas duas estruturas: a alça de Henle e o ducto coletor. A alça de Henle classificada em espessa, a qual é formada por epitélio cúbico, e delgada, a qual é formada por epitélio pavimentoso simples. O ducto coletor composto por epitélio cúbico. Na imagem, podemos ver a medula em corte longitudinal.

Bexiga

Rim
Zona Medular
Na zona medular, podem ser visualizadas duas estruturas: a alça de Henle e o ducto coletor. A alça de Henle classificada em espessa, a qual é formada por epitélio cúbico, e delgada, a qual é formada por epitélio pavimentoso simples. O ducto coletor composto por epitélio cúbico.
