
Testículo
Célula de Leydig e Mióide

Testículo
Túnica Albugínea
A túnica albugínea é uma cápsula de tecido conjuntivo denso, que envolve os testículos.
As células de Leydig (seta amarela) localizam-se entre os túbulos seminíferos, espaço que contêm tecido conjuntivo frouxo, enquanto as células mióides localizam-se na lâmina prórpria do epitélio germinativo. As células de Leydig podem ser identificadas através do seu núcleo que é esférico, enquanto as células mióides (células musculares lisas) possuem o núcleo achatado.
Na imagem, é possível diferenciar o testículo, localizado do lado direito da imagem, e o epidídimo, ao lado esquerdo.
Os túbulos seminíferos são estruturas localizadas dentro dos lóbulos testiculares e são formados pelo epitélio germinativo, o qual contém a linhagem espermatogênica e as células de Sertoli. A linhagem espermatogênica é composta por: espermatogônias, espermatócitos primários e secundários, espermátides e espermatozóides.

Testículo X Epidídimo

Testículo
Túbulo Seminífero
Sistema Reprodutor Masculino
O ducto deferente é formado por epitélio colunar pseudo-estratificado estereociliado e camada de tecido conjuntivo, que compõem a mucosa e espessa camada muscular de músculo liso, subdividida em camada longitudinal (mais interna) e circular (mais externa).
O corpo esponjoso é o terceiro cilindro presente no pênis, sendo localizado mais anteriormente. Nele é encontrada a uretra peniana, um dos segmentos da uretra, a qual é revestida por uma camada de tecido epitelial colunar pseudo-estratificado.
Os corpos cavernosos são dois corpos cilíndricos localizados na região dorsal do pênis, envoltos por uma camada de tecido conjuntivo denso, túnica albugínea. Histologicamente, são ricos em espaços venosos envoltos por fibras de tecido conjuntivo e células musculares lisas.
O epidídimo é responsável pelo armazenamento dos espermatozóides produzidos nos testículos, sendo revestido por um epitélio colunar pseudo-estratificado estereociliado.

Ducto Deferente

Pênis
Corpo Esponjoso

Pênis
Corpo Cavernoso

Epidídimo
As concreções prostáticas são acúmulos de glicoproteínas, com função desconhecida, encontradas no lúmen prostático.
A próstata é formada por glândulas túbulo-alveolares ramificadas envoltas por estroma fibromuscular.

Próstata
Concreção Prostática
