top of page
Ovário
Folículo Primordial
Ovário
 

Os ovários são revestidos pelo epitélio germinativo, cuja região mais interna está em contato com uma camada de tecido conjuntivo denso, denominada túnica albugínea. Na sequência, os ovários são divididos em região cortical (estroma ovariano), onde se localizam os folículos e em região medular, composta por tecido conjuntivo frouxo.

O folículo primordial, localizado normalmente na parte mais superficial da região cortical, é constituído pelo ovócito primário envolto por células foliculares dispostas em única camada e com aspecto achatado.

O folículo primário multilaminar é caracterizado pelo ovócito primário envolto por várias camadas de células foliculares em formato cúbico, que formam a camada granulosa. Nessa fase, a zona pelúcida já está formada e a teca interna aparece.

O folículo primário unilaminar é formado pelo ovócito primário envolto por células foliculares, que passam a ter formado cubóide, dispostas em camada única, sendo nessa etapa que se inicia a formação da zona pelúcida.

Ovário
Folículo Primário Multilaminar
Ovário
Folículo Primário Unilaminar

Sistema Reprodutor Feminino

As tubas uterinas são dois tubos musculares que ligam os ovários ao colo do útero. Elas são caracterizadas, histologicamente, pela presença de três camadas: mucosa, a qual possui dobras, muscular e serosa.

Na imagem, é possível visualiar uma das dobras da mucosa da tuba uterina, a qual possui na região mais superficial uma camada de epitélio cilindrico simples ciliado e mais internamente uma camada de tecido conjuntivo.

O folículo antral ou maduro é caracterizado pela união dos espaços repletos de líquido, que origina o antro folicular, e o envolvimento do ovócito pela camada granulosa, formando a corona radiata.

O folículo pré-antral apresenta zona pelúcida, teca interna, teca externa e camada granulosa. Nessa fase, ocorre o  acúmulo de líquido folicular entre as células foliculares, resultando na formação de pequenos espaços repletos de líquido.

Tuba Uterina
Tuba Uterina
Ovário
Folículo Antral
Ovário
Folículo Pré-Antral

O útero na fase proliferativa está sob a influência dos estrógenos, os quais estimulam a proliferação de células e glândulas que constituem o endométrio eliminado durante a fase menstrual.

A fase secretória é influenciada pela ação da progesterona, a qual estimula as glândulas do endométrio à secretar glicogênio, que se acumula no lúmen das glândulas, tornando-as tortuosas.

 
Útero
Fase Secretória
Útero
Fase Proliferativa
 

© 2014 por Equipe do site Morfologia Souza Marques. 

Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page