
Cerebelo

Cerebelo
Na lâmina é possível visualizar as três camadas do Cerebelo. A camada molecular, (mais externa) localizada na região superior da imagem, é ocupada, principalmente, pelos dendritos dos neurônios de Purkinje. A camada dos neurônios de Purkinje é caracterizada pela presença dessas células com formato grande, sendo encontradas com facilidade. A camada granulosa é composta por neurônios pequenos.
Na lâmina é possível visualizar as três camadas do Cerebelo. A camada molecular (chave amarela), (mais externa) localizada na região superior da imagem, é ocupada, principalmente, pelos dendritos dos neurônios de Purkinje. A camada dos neurônios de Purkinje (círculos azuis) é caracterizada pela presença dessas células com formato grande, sendo encontradas com facilidade. A camada granulosa (chave verde) é composta por neurônios pequenos.
O Plexo Corioídeo são dobras da pia-máter revestidas por epitélio cúbico.
O Plexo Corioídeo são dobras da pia-máter revestidas por epitélio cúbico.

Plexo Corioídeo

Plexo Corioídeo
Tecido Nervoso
Na imagem encontra-se a substância cinzenta caracterizada pela presença de neurônios estrelados e células da glia (núcleos esféricos e pequenos).
A substância cinzenta do córtex cerebral é organizada em seis camadas: Camada Molecular, Camada Granular Externa, Camada Piramidal Externa, Camada Granular Interna, Camada Piramidal Interna e Camada Multiforme.
Na lâmina é possível visualizar o canal central da medula espinhal revestido por células ependimárias.
A medula espinhal em corte transversal possibilita a visualização das substâncias branca e cinzenta e do canal central. A substância branca é caracterizada pela presença de células da glia (não são encontrados corpos celulares), enquanto a substância cinzenta possui tanto células da glia, quanto corpos celulares.

Medula Espinhal

Córtex Cerebral

Medula Espinhal

Medula Espinhal
O Gânglio Intramural localiza-se, principalmente, na parede do tubo digestivo, sendo formado por neurônios multipolares.
