
Hipófise
Adeno-hipófise

Hipófise
A hipófise é um órgão endócrino localizado na sela túrcica. Na imagem é possível visualizar três de suas regiões: adeno-hipófise (à esquerda da imagem), neuro-hipófise (à direita da imagem) e a pars intermedia (localizada entre as duas regiões citadas), além da cápsula de tecido conjuntivo denso modelado que reveste a glândula.
A adeno-hipófise ou pars distalis é formada por diversas células que produzem ACTH, TSH, FSH e LH. Apesar do grande número de células presentes na região, apenas três tipos podem ser visualizadas nas lâminas: células cromófobas (menos coradas) e células cromófilas (mais coradas), as quais são subdivididas em basófilas e acidófilas.
A tireóide é composta por folículos tireoidianos, estruturas formadas por epitélio simples e colóide (substância com aspecto gelatinoso localizada no seu interior), além de células parafoliculares.
A neuro-hipófise é composta por pituícitos, célula glial, e corpos de Herring, depósitos de neurossecreção. Nessa região não existem células secretoras, mas existem axônios de neurônios secretores responsáveis pela secreção de oxitocina e ADH.

Tireóide

Hipófise
Neuro-hipófise
Sistema Endócrino
A zona fasciculada está localizada abaixo da zona glomerulosa, sendo caracterizada pelas células organizadas em feixes perpendiculares à cápsula do órgão. Nela ocorre a secreção de glicocorticóides (cortisol e corticosterona) e andrógenos.
A zona glomerulosa é composta por cordões de células piramidais, localizada abaixo da cápsula de tecido conjuntivo que envolve o órgão. Nela ocorre a secreção de mineralocorticóides (aldosterona).
As adrenais são dois órgãos endócrinos localizados nos pólos superiores dos rins, responsáveis pela secreção de glicocorticóides, mineralocorticóides e adrógenos, secretados pela camada cortical, e catecolaminas, que são secretadas e armazenadas pela camada medular.
Na imagem, é possível visualizar células foliculares (círculo amarelo) responsáveis pela fase final e secreção de T3 e T4, que são produzidos inicialmente nos colóides, e as células parafoliculares (seta azul) responsável pela produção de calcitocina.

Adrenal
Camada Cortical
Zona Fasciculada

Adrenal
Camada Cortical
Zona Glomerulosa

Tireóide

Adrenal
Na imagem está presente uma ilhota de Langerhans (porção endócrina), responsável pela produção de hormônios.
O pâncreas é uma glândula mista, endócrina e exócrina. Na imagem estão presentes os ácinos serosos, céulas da porção exócrina, e uma ilhota de Langerhans (porção endócrina), responsável pela produção de hormônios.
A camada medular é comporta por dois tipos celulares: as células cromafins e as células ganglionares. Nessa camada ocorre a secreção e o armazenamento de catecolaminas (epinefrina e norepinefrina).
A zona reticulada está localizada entre a zona fasciculada e a camada medular, caracterizando-se pelas células organizadas irregularmente em cordões. Nela ocorre a secreção de glicocorticóides (cortisol e corticosterona) e andrógenos.

Pâncreas
Ilhota de Langerhans

Pâncreas

Adrenal
Camada Medular

Adrenal
Camada Cortical
Zona Reticulada
Na imagem estão presentes os ácinos serosos, céulas da porção exócrina.
